Imagens são avaliadas antes de serem publicadas em redes sociais.
Criador quer 'app' que melhora fotos antes de publicação.
>
35%OFF
O Instituto de Tecnologia de Massachussetts (Massachussetts Institute of Technology ou MIT) desenvolveu um algoritmo que consegue prever qual será a popularidade de uma foto publicada no aplicativo Instagram.
E a tecnologia consegue fazer este trabalho antes mesmo de a foto ser publicada.
Mochila Bull Terrier Cargo LigChallenge 600 - validade:30/04
35%OFF
O algoritmo foi criado por Aditya Khosla, doutorando do laboratório de ciência da computação e de inteligência artificial do instituto. Ele utilizou 2,3 milhões de fotos do serviço Flickr para isolar os fatores que tornam uma fotografia mais popular nas redes sociais.
Ele explica que o algoritmo consegue prever quantas visualizações a foto irá ter antes mesmo que o usuário publicá-la no Instagram. Um conjunto de cálculos considera fatores sociais como quantos seguidores o usuário tem, o número de "tags" que a foto possui, o tamanho do título dela e outros quesitos. O algoritmo também mede texturas, cores, objetos e outros elementos presentes na imagem para fazer sua previsão.
Um protótipo da criação de Khosla está disponível no site do MIT (acesse aqui), mas a grande quantidade de acessos prejudica o bom funcionamento da previsão de popularidade das fotos. As fotos são avaliadas com notas de um a dez, sendo que dez indica que a foto terá muitas visualizações.
O doutorando quer agora aprimorar o algoritmo para criar uma ferramenta que edita as fotos automaticamente seguindo padrões para deixá-la mais popular antes de ser publicada em uma rede social.
Fonte G1